Alcides Falanghe

Alcides Falanghe é um dos mais premiados fotógrafos subaquáticos do Brasil e especialista em ecoturismo e atividades de aventura. Passou parte dos últimos 30 anos viajando pelo mundo, produzindo reportagens sobre os principais e mais inóspitos destinos de mergulho do planeta para diversas revistas e jornais. É diretor da Revista Mergulho desde 2004, instrutor de fotografia submarina e consultor de viagens.

Em 2005 lançou o livro “Ilha em Evolução”, com narrativas de mergulhos com tubarões, raias, golfinhos e baleias no Pacífico e na Patagônia, incluindo um DVD com 850 fotos destes lugares. Também é autor das edições especiais em inglês/português da Revista Scuba sobre Ecoturismo, Mergulho e Turismo de Aventura em Pernambuco, Paraty e Litoral Paulista, do Guia Brasil Sub 2007 e do guia em inglês “Brasil Dive Sites” da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
 
Entre 1995 e 2003 foi sócio-diretor da Revista Scuba, com 60 edições publicadas. Também foi sócio-diretor da Dive Travel entre 1986 e 1998, a primeira operadora de turismo subaquático do Brasil. Entre 1983 e 1986 trabalhou como diretor da Sail Tours~Wagon Lits Turismo em Maceió, Alagoas. Também atuou como coordenador de receptivo internacional na Wagon Lits Turismo em São Paulo de 1982 a 1983. Formou-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com especialização em hotelaria pelo convênio Senac/ Cornell University em 1982.
 
Começou a fotografar em 1973, aos 14 anos, com uma câmera Ricoh durante uma viagem que fez de Motor Home com seus pais de Los Angeles a Nova York, passando pelo Canadá. Suas primeiras fotografias submarinas foram na Polinésia Francesa em 1975 com esta mesma câmera em caixa-estanque própria, durante mergulhos livres. No final deste ano começou seu treinamento de mergulho autônomo no Instituto de Exploração Subaquática Dallo Sub, formando-se monitor de mergulho pela Escola Bandeirantes do Mar em 1977. É Mestre Amador desde 1980 e se formou Capitão Amador em 2010.
 
Em 1979 passou a fotografar profissionalmente com câmeras Nikonos III, lente 15mm para fotos grande-angulares e 28mm com tubos de extensão para macrofotografia e flashes Sea & Sea e Nikon SB103, depois com câmeras Nikon F90x com lentes 16mm, 28~85mm e 105mm em caixas estanques Aquatica. Neste mesmo ano passou a ministrar cursos de fotografia submarina. Em 1982, alcançou o grau de instrutor 3 estrelas pela CMAS (Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas) . Em 1990 tornou-se Master Scuba Dive Trainer  e Open Water Dive Instructor pela PADI (Professional Association of Diving Instructors). Atualmente é juiz da CNFVS da Comissão Brasileira de Foto e Vídeo Sub e fotografa com câmeras Nikon D200, com lente Sigma 10~20mm para fotos grande angulares e Nikon 105mm para macrofotografia, em caixa estanque Aquatica e flashes da Sea & Sea YS 300 e 350.
 

 
With timekeeping function, date omega replica watches and week display, small seconds with replica watches stop device, feel the charm of time control. The replica watches swiss carefully polished lugs connect the crocodile leather swiss watches uk strap, which exudes eye-catching craftsmanship.